Se ocorrer algum problema, reclame. Siga estes passos:
1 - Procure o banco e tente resolver amigavelmente.
É aconselhável reclamar por escrito. Fique com um comprovante da reclamação (protocolo do banco ou aviso de recebimento do correio).
2 - Ouvidoria:
Se o seu problema não for resolvido ou se demorar para ser atendido, procure a ouvidoria do seu banco. Os bancos têm que disponibilizar, por meio de uma linha 0800, um setor de ouvidoria para atender diretamente seus clientes. Veja abaixo o contato da ouvidoria do seu banco:
| Itaú | 0800- 5700011 |
| Caixa Econômica Federal | 0800-725 7474 |
| Banco do Brasil | 0800-729 5678 |
| HSBC | 0800-701 3904 |
| Bradesco | 0800-704 8383 |
| Unibanco | 0800-722 6281 |
| Santander | 0800-726 0322 |
| Banco Real | 0800-286 8787 |
| NCNB | 0800-770 6884 |
| Safra | 0800-770 123 |
| Banrisul | 0800-6442200 |
3 - Registre reclamação no Banco Central (Bacen).
É importante registrar a sua reclamação no Banco Central. Sua reclamação irá para a lista que é divulgada mensalmente e significa uma importante fonte de consulta para outros consumidores.
Por telefone: 0800-9792345,
por carta (Bacen - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 - Brasília – DF); ou pela internet: www.bcb.gov.br
Por telefone: 0800-9792345,
por carta (Bacen - SBS Quadra 3 Bloco B - Ed. Sede - Caixa Postal: 08670 - CEP 70074-900 - Brasília – DF); ou pela internet: www.bcb.gov.br
4 – Procure o Procon
Se o banco não resolver, procure o Procon.
Os endereços dos Procons estão no site: www.portaldoconsumidor.gov.br/procon.asp
Procure a Justiça
Caso não haja solução diretamente ou via Procon, recorra à Justiça.
Outra providência que você poderá tomar:
- Procure a imprensa (jornais, revistas, rádios). Muitos destes meios de comunicação têm espaços reservados para as queixas dos consumidores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário