Seja muito bem vindo (a)

Este espaço foi criado para ser um auxiliar do controle das finanças pessoais e familiar.
Que esta ferramenta contribua com o seu sucesso e bem estar financeiro.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

SUPERMERCADOS



A nossa enquete traz a pergunta simples. Você faz lista? Talvez alguns façam outros não. O fato é que fazendo a lista e seguindo-a você economizará não só dinheiro mas tempo também.

Mas aí vem a dúvida. Será realmente preciso de uma lista, já sei o que preciso, vim pegar apenas algumas coisinhas,... Essas são frases bastante ouvidas. Será que a lista faz realmente diferença e de que forma deveria ser elaborada?

Para fazer a lista teremos que conhecer os nossos hábitos alimentares, higiene e limpeza. Sim é preciso ver o que há no armário e atentar ao consumo médio de cada item. Com relação aos alimentos, a confecção de um cardápio ajudará não só a organizar a vida na cozinha mas, identificará as quantidades corretas evitando disperdício.

Após a composição da lista que deve ter a participação e contribuição de todos da família, inclusive as crianças e checagem dos itens existentes no armário, ao entrar no supermercado mantenha o foco e objetivo, seja fiel a lista, pois ela reflete as suas necessidades e não os muitos anúncios de ofertas espalhados pela loja.

Bom é importante salientar que independente dos seus hábitos o supermercado é um local preparado para fazer comprar. Além das armadilhas antigas como, intercalar itens básicos com supérfluos, mudar a disposiçãos dos itens nas gôndolas constantemente, a cada dia se adicionam novas e modernas técnicas para influenciar. Os supermercados hoje são verdadeiros shoppings centers oferecendo uma gama enorme de produtos como de vestuário, calçados, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e muitos outros itens.

Esteja atento para não cair nas armadilhas e correr o risco de comprometer o equilíbrio orçamentário. Segundo pesquisas estes itens: alimentação, limpeza e higiene pessoal,   representam cerca de 30% do orçamento familiar. Por isso, não vacile, seja objetivo e pesquise, compare preço, quantidade e qualidade antes de efetuar as compras e não esqueça, a lista é útil sempre. Se a compra for pequena, a lista minimizará os riscos de que ela se torne grande. Neste caso use a cestinha e não o carrinho.


2 comentários:

  1. Muito bom.
    Realmente vc tem toda razão. Não adianta nada fazer uma lista de ítens e deixá-la dentro da bolsa.Gostei mesmo.
    É imprecionante como cada dia mais os mercados e lojas nos precionam a comprar, comprar e comprar, sem pensar se precisamos daquela mercadoria ou não. Pode observar as mensagens são assustadoras: Compre agora e pague após a Copa do Mundo, compre agora e pague com o 13º sálário, compre agora, compre, compre, COMPRE. A gente não tem tempo nem de respirar, se for dar atenção a tudo que a mídia quer nos fazer acreditar que precisamos ter. Alguns chegam até a marcar o dia e a hora. È só hoje, é só até amanhã, você tem apenas dez minutos para entrar em contato conosco e efetuar sua compra. Resumindo; não pense, não planeje, consuma todos os seus recursos, queremos passar mão em cada centavo que você possui. Pode ser a vista ou em parcelamentos a perder de vista "sem juros" , também pode ser no cheque ou cartão de crédito, aceitamos todos eles. Que maravilha em? É claro que isto não pode ser verdade. Já é hora de todos nós abrirmos bem os olhos diante de tamanha insistencia. é só pensar um pouco. Se estão fazendo tanta questão de vender é porque é de grande interesse para eles e não para nós. Nós estamos é perdendo dinheiro e o controle da situação financeira de nosso lar de maneira geral. perdemos a paz e a felicidade de poder tomar uma decisão com a sabedoria só Deus pode dar.
    Um abraço.
    Mª Antonia

    ResponderExcluir
  2. É isso mesmo, temos que ir ao supermercado como você mesma disse, com uma lista e no foco de nosso objetivo. Só uma coisa que esqueceu de falar, não vá ao supermercado com fome ( senão ) à o perigo de comprarmos muito mais que o necessário.
    Um abraço.
    Claudete - Corecon-ABC

    ResponderExcluir