Seja muito bem vindo (a)

Este espaço foi criado para ser um auxiliar do controle das finanças pessoais e familiar.
Que esta ferramenta contribua com o seu sucesso e bem estar financeiro.



sexta-feira, 6 de novembro de 2009

FORMAÇÃO DO FUNDO DE RESERVA



Também chamado de Poupança, trata-se de algo posto a parte, reservado. No caso financeiro seria um valor em dinheiro posto a parte, guardado.

Muito tem-se falado hoje em dia em Dízimo Pessoal. O que é isto? Dízimo significa décima parte. Guarde a cada mês um dízimo como reserva e caso seja profissional liberal aumente esta reserva para 15% ou 20% já que não haverá remuneração extra (13º salário, PLR, FGTS e outros).

O Fundo de Reserva deve estar previsto no orçamento, antes mesmo da provisão para as despesas.

A formação de um Fundo de Reserva permitirá a realização de Sonhos e/ou Projetos no médio e longo prazo. Será possível também solucionar imprevistos ou situações emergenciais sem a necessidade de recorrer a outros, entrar no cheque especial, rotativo do cartão ou outra modalidade de empréstimo com juros altíssimos.

Os percentuais aqui indicados são apenas sugestões, o mais importante é se conscientar da necessidade de poupar. Se acredita no momento não ser possível ter esse percentual para Reserva, pois está pagando dívidas, escolha um menor. Mas mesmo em processo de pagamento de dívida, não deixe de ter uma reserva, para que no futuro não se veja em situação semelhante, podendo saldar suas despesas com recursos próprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário