Seja muito bem vindo (a)

Este espaço foi criado para ser um auxiliar do controle das finanças pessoais e familiar.
Que esta ferramenta contribua com o seu sucesso e bem estar financeiro.



domingo, 8 de novembro de 2009

ALIMENTAÇÃO

Talvez você pense, acho que entrei no lugar errado. Calma, a economia bem como o sucesso financeiro depende muito de como alocamos nossos recursos, todos eles financeiros ou não.

A alimentação exerce um papel importante na vida. Seus hábitos alimentares associados a prática de atividade fisica regular, podem sim contribuir e muito para o sucesso e bom desempenho financeiro.

Em uma das enquetes anteriores a pergunta queria saber, onde você comprava alimentos como frutas, verduras e legumes. A maioria respondeu no mercado e feira livre. Normalmente esses produtos são mais baratos nas feiras livres, embora existam alguns itens que entrem nas promoções nas redes de supermercados.   Comprar itens da estação, ou seja de epoca, será mais vantajoso, tanto aspecto financeiro quanto no nutricional. Quando disse no início sobre a importância da boa alocação de recursos, estamos falando sobre este aspecto.

Uma alimentação saudável, com um cardápio variado promoverá nutrição e vitalidade para o organismo, contribuindo na prevenção de doenças, consequentemente teremos disposição e produtividade em todas as nossas atividades inclusive as profissionais, que são as geradoras de renda.

Inclua frutas, verduras, legumes e alimentos integrais em sua alimentação. É um mito,  achar que uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada é coisa para poucos, ela está ao alcance de todos e a um custo baixo. Existem entidades que promovem cursos gratuitos, entre elas destaco   o Sesi (Serviço Social da Indústria), que alguns anos promove o programa Alimente-se Bem.

Neste programa você aprende a alimentar-se de maneira equilibrada, aproveitando os alimentos na sua totalidade. Você aprende alem das noções sobre nutrição, higiene e cuidados no preparo e na manipulação dos alimentos (de maneira a evitar a contaminação), aprende ainda a elaborar receitas saudáveis e saborosas, bem como a elaboração de cardápios, que contribuirão para organização e redução significativa dos gastos com alimentação.

Ser saudável ou seja gozar de boa saude é econômico, pois você não gasta tempo em visitas continuas aos hospitais e/ou ambulatórios nem dinheiro nas farmácias com remédios. Utilizar os alimentos na sua totalidade, significa usar os recursos disponíveis sem desperdício, reciclar, respeitar a natureza e alimentar-se com prazer e dignidade.

Se você precisa reduzir gastos, lembre-se reduza custo, mas nunca valores nutricionais. Faça outros cortes, como por exemplo redução do número de refeições fora de casa e nos fast foods, que normalmente são caras e de baixa qualidade.

2 comentários:

  1. muito legal tia.....

    millena.............e lipe...

    ResponderExcluir
  2. Cris muito bom, com certa sera útil para muitos.
    bjs Rosana SESI Mauá

    ResponderExcluir