Seja muito bem vindo (a)

Este espaço foi criado para ser um auxiliar do controle das finanças pessoais e familiar.
Que esta ferramenta contribua com o seu sucesso e bem estar financeiro.



domingo, 31 de janeiro de 2010

Como Começar a Cuidar das Finanças




O primeiro passo é entender que o seu limite de gasto não é a sua renda. Isso mesmo, não gaste toda a sua renda. Pague-se primeiro. Sugerimos que faça uma reserva de 10% (caso seja assalariado) e 20% caso seja um profissional liberal. Esse valor poderá ser usado para realização de planos de médio e longo prazo ou ainda para cobrir eventuais imprevistos.

Anote todas as despesas, todos os gastos. Você poderá escolher a forma que lhe for mais conviniente ou seja, folhas de papel, caderno ou caderneta, planilhas básicas ou avançadas no computador e etc.

É preciso conhecer a situação, para isso proceda por um período mínimo de 1 mês anotando todas as despesas. Dessa forma será possível saber para onde está indo seu dinheiro.
Identificando os gargalos, ou seja as saídas, é hora de enxugar, diminuir e cortar gastos desnecessários ou supérfluos. É o momento de adequar e ajustar o orçamento, negociar dívidas e estabelecer metas e planos de curto, médio e longo prazo.

As anotações deverão ser feitas diariamente, elas deverão conter data, descrição e valor do gasto. Você perceberá que o fato de ter que anotar cada despesa, fará com que você diminua os gastos. (é o fator psicológico) Experimente!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário