Seja muito bem vindo (a)

Este espaço foi criado para ser um auxiliar do controle das finanças pessoais e familiar.
Que esta ferramenta contribua com o seu sucesso e bem estar financeiro.



terça-feira, 20 de outubro de 2009

CARTÃO DE CRÉDITO

Esse instrumento de crédito normalmente é oferecido pelos bancos, administradoras e financeiras.

Se optar por usá-lo procure uma instituição que não cobre anuidade que é a taxa cobrada pelas administradoras para obtenção dos mesmos, assim você pagará somente o preço da mercadoria ou serviço adquirido e nada mais.

Hoje em dia muitas operadoras oferecem cartões isentos de anuidade ou diminuição da mesma de acordo com a movimentação (frequência de uso).

Por isso não se esqueça, antes de decidir-se pesquise e compare.

Ele pode ser um organizador. Sim pois coloca uma única data para todos os pagamentos.

O uso desse instrumento de crédito deve ser feito com cautela e planejamento. Se não há provisão de recursos (dinheiro)para quitação do pagamento integral da fatura na data de seu vencimento, é melhor que a compra seja repensada.

Pagar o valor mínimo da fatura ou aceitar o parcelamento do valor (serviço oferecido pela maioria das grandes administradoras)é incorrer em juros exorbitantes. De maneira geral no pagamento parcelado em 12 vezes (proposta presente na maioria das faturas)o valor pode quase triplicar.

Portanto apesar de ser um instrumento do ponto de vista técnico seguro, somente utilize para fazer operações que poderão ser pagas em sua totalidade quando do vencimento da fatura.

2 comentários:

  1. Quando somos leais aos nossos credores, somos tremendamente assediados por bancos, lojas, e financeiras, para aceitarmos cartões com mil e uma propostas e vantagens. No entanto é aí que precisamos ser vigilantes e fazer essas observações que você aqui nos dá as dicas, para não nos arrependermos no futuro. Ja fui enganada na questão de anuidade, hoje estou bem esperta.
    Estou indicando seu blog para muitos amigos, para que eles fiquem mais espertos financeiramente.

    ResponderExcluir
  2. conheço pessoas que se endividaram tanto com o famoso conto "pagamento mínimo" que tiveram que vender bens p/quitar o cartão de crédito devido às taxas de juros exorbitantes. Cuidado! Seja sábio, ou seja, aprenda c/os erros dos outros!

    ResponderExcluir